A definição de função: operacionalizar para articular e articular para compreender
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p125Resumo
Para compreender um conceito matemático é necessário saber articular as representações dele. Nesse sentido, articular as representações do conceito de função não é apenas saber identificar se determinada tabela, diagrama ou gráfico representa uma função, implica a construção semântica desse conceito. Acreditamos que a articulação entre as várias representações pode ser gerenciada pela definição de função que o aprendiz adota. Não qualquer definição, mas uma que seja realmente utilizada e que alcance todas as representações, o que denominamos de operacionalização da definição de função. Neste artigo, nosso objetivo é tecer reflexões sobre como favorecer a operacionalização da definição de função por parte do aprendiz. Para tal, fizemos um levantamento bibliográfico com foco na análise do desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de função e uma discussão sobre as múltiplas representações desse conceito. Concluímos apresentando três categorias que acreditamos favorecer a operacionalização e que podem ser objeto de estudo em projetos futuros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY