Validação e avaliação das atitudes de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino de estatística

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Márcia Lopes Vieira

Resumo


Neste trabalho definiu-se como objeto validar escala de atitudes em relação ao ensino de estatística (EAPANE) e avaliar as atitudes de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em oito escolas da cidade de Uberlândia (MG), sendo duas escolas públicas, duas escolas municipais, uma escola federal e três escolas privadas. A escala apresenta propriedades psicométricas satisfatórias para medir o constructo “Positividade da Atitude de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao Ensino de Estatística”. E observa-se nos quatro domínios gerados pela Análise Fatorial Exploratória que estes apresentam natureza essencialmente cognitiva o que parece indicar que os professores consideram os elementos estatísticos importantes para a formação de seus alunos, mas que infelizmente não destacam aspectos afetivos, ou seja, indica que para os professores participantes da pesquisa, o ensino de Estatística é uma ferramenta importante para o tratamento dos dados que se faz presente no cotidiano do cidadão.

Palavras-chave


Atitudes; Validação; Professores; Ensino fundamental; Ensino de estatística

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p149

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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