Validação e avaliação das atitudes de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino de estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p149

Resumo

Neste trabalho definiu-se como objeto validar escala de atitudes em relação ao ensino de estatística (EAPANE) e avaliar as atitudes de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em oito escolas da cidade de Uberlândia (MG), sendo duas escolas públicas, duas escolas municipais, uma escola federal e três escolas privadas. A escala apresenta propriedades psicométricas satisfatórias para medir o constructo “Positividade da Atitude de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao Ensino de Estatística”. E observa-se nos quatro domínios gerados pela Análise Fatorial Exploratória que estes apresentam natureza essencialmente cognitiva o que parece indicar que os professores consideram os elementos estatísticos importantes para a formação de seus alunos, mas que infelizmente não destacam aspectos afetivos, ou seja, indica que para os professores participantes da pesquisa, o ensino de Estatística é uma ferramenta importante para o tratamento dos dados que se faz presente no cotidiano do cidadão.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística e Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. O foco dos trabalhos relaciona-se com as concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade, Estatística e Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos pedagógicos, tecnologias digitais contribuindo para o ensino e a história do ensino de Estatística.

Márcia Lopes Vieira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Graduou-se em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba em 2004, cursou especialização em Inspeção Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM em 2005 e concluiu o curso de Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM em 2014. É servidora pública desde 2002, tendo trabalhado por oito anos na Superintendência Regional de Ensino (MG). Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, IFTM - Campus Uberlândia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão escolar democrática, carreira do servidor, concepções e atitudes de professores no ensino da Matemática e Estatística, violência/trote escolar, diversidade, práticas pedagógicas, evasão escolar, Ensino Médio Integrado a Educação Profissional.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos