A significação do conceito função quadrática por estudantes do 1º ano do ensino médio: uma abordagem histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p237Resumen
O presente estudo objetiva ampliar entendimentos acerca da significação do conceito função quadrática por estudantes de uma turma do 1º ano do ensino médio, considerando ideias e conceitos da abordagem histórico-cultural. Os dados empíricos foram produzidos a partir de aulas de matemática ministradas por uma acadêmica do curso de matemática ao cursar a disciplina Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio. Como dados empíricos considera-se: registro das aulas apresentados em um relatório analítico-reflexivo que se constitui como diário de campo; recortes dos planejamentos desenvolvidos. Elementos como conceitos científicos e espontâneos, relações conceituais e zona de desenvolvimento proximal (ZDP) estruturam o texto em unidade e subunidades de análise. Caraça (1998) e Vygotsky (1991), entre outros, ampliam as condições de análises propostas. Dentre as considerações finais apresentadas destaca-se a ideia de que os conceitos podem ser elevados a um nível maior de significação pelos estudantes, por meio do estabelecimento de relações conceituais, e que o professor interfere no plano interpsicológico da formação dos conceitos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
