A significação do conceito função quadrática por estudantes do 1º ano do ensino médio: uma abordagem histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p237Resumo
O presente estudo objetiva ampliar entendimentos acerca da significação do conceito função quadrática por estudantes de uma turma do 1º ano do ensino médio, considerando ideias e conceitos da abordagem histórico-cultural. Os dados empíricos foram produzidos a partir de aulas de matemática ministradas por uma acadêmica do curso de matemática ao cursar a disciplina Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio. Como dados empíricos considera-se: registro das aulas apresentados em um relatório analítico-reflexivo que se constitui como diário de campo; recortes dos planejamentos desenvolvidos. Elementos como conceitos científicos e espontâneos, relações conceituais e zona de desenvolvimento proximal (ZDP) estruturam o texto em unidade e subunidades de análise. Caraça (1998) e Vygotsky (1991), entre outros, ampliam as condições de análises propostas. Dentre as considerações finais apresentadas destaca-se a ideia de que os conceitos podem ser elevados a um nível maior de significação pelos estudantes, por meio do estabelecimento de relações conceituais, e que o professor interfere no plano interpsicológico da formação dos conceitos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY