A significação do conceito função quadrática por estudantes do 1º ano do ensino médio: uma abordagem histórico-cultural

Autores

  • Luiza de Paula Ghisleni Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Isabel Koltermann Battisti Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p237

Resumo

O presente estudo objetiva ampliar entendimentos acerca da significação do conceito função quadrática por estudantes de uma turma do 1º ano do ensino médio, considerando ideias e conceitos da abordagem histórico-cultural. Os dados empíricos foram produzidos a partir de aulas de matemática ministradas por uma acadêmica do curso de matemática ao cursar a disciplina Estágio Curricular Supervisionado: Matemática no Ensino Médio. Como dados empíricos considera-se: registro das aulas apresentados em um relatório analítico-reflexivo que se constitui como diário de campo; recortes dos planejamentos desenvolvidos. Elementos como conceitos científicos e espontâneos, relações conceituais e zona de desenvolvimento proximal (ZDP) estruturam o texto em unidade e subunidades de análise. Caraça (1998) e Vygotsky (1991), entre outros, ampliam as condições de análises propostas. Dentre as considerações finais apresentadas destaca-se a ideia de que os conceitos podem ser elevados a um nível maior de significação pelos estudantes, por meio do estabelecimento de relações conceituais, e que o professor interfere no plano interpsicológico da formação dos conceitos.

Biografia do Autor

Luiza de Paula Ghisleni, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Licencianda em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UNIJUÍ (PIBID/UNIJUÍ) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Isabel Koltermann Battisti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena - habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialização em Matemática pela UNIJUÍ. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências, área de concentração matemática, pela UNIJUÍ. Docente do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da UNIJUÍ. Coordenadora do Subprojeto Área Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática. Estuda/pesquisa temáticas da área Educação Matemática: processo de ensinar e aprender matemática; significação pelo aluno/acadêmico de conceitos matemáticos; sistematicidade de conceitos matemáticos; abordagem histórico-cultural e teoria da atividade; mediação em aulas de matemática; formação do professor de matemática.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos