Atividades de escrita e reescrita orientada: uma possibilidade de transição entre as dimensões macroscópicas/experiências, microscópicas/modelos e simbólicas/representacionais

Laêssa Fernanda Rosa França, Welington Francisco

Resumo


O presente estudo apresenta uma atividade de ensino de química pautado na análise da evolução conceitual e apropriação dos níveis macroscópico, microscópico e simbólico por estudantes durante atividades de escrita e reescrita. Participaram 30 acadêmicos do curso de Química Ambiental e 22 de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins. A atividade foi realizada na disciplina optativa de Introdução à Química Forense, abrangendo a temática Impressão Digital e sendo conduzida em três momentos: realização do jogo e atividade de escrita; socialização das escritas, discussão dos conceitos e atividade de reescrita; correção das reescritas do professor para a reescrita orientada. Os resultados mostram uma evolução conceitual do tema, sobretudo após a reescrita orientada, indicando a apropriação por parte dos estudantes dos três níveis (macro, micro e simbólico) e a importância de se transitar entre eles para compreensão dos conceitos químicos.

Palavras-chave


Escrita; Reescrita orientada; Linguagem científica; Níveis da química

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p261

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.