Atividades de escrita e reescrita orientada: uma possibilidade de transição entre as dimensões macroscópicas/experiências, microscópicas/modelos e simbólicas/representacionais

Autores/as

  • Laêssa Fernanda Rosa França Universidade Federal do Tocantins
  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p261

Resumen

O presente estudo apresenta uma atividade de ensino de química pautado na análise da evolução conceitual e apropriação dos níveis macroscópico, microscópico e simbólico por estudantes durante atividades de escrita e reescrita. Participaram 30 acadêmicos do curso de Química Ambiental e 22 de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins. A atividade foi realizada na disciplina optativa de Introdução à Química Forense, abrangendo a temática Impressão Digital e sendo conduzida em três momentos: realização do jogo e atividade de escrita; socialização das escritas, discussão dos conceitos e atividade de reescrita; correção das reescritas do professor para a reescrita orientada. Os resultados mostram uma evolução conceitual do tema, sobretudo após a reescrita orientada, indicando a apropriação por parte dos estudantes dos três níveis (macro, micro e simbólico) e a importância de se transitar entre eles para compreensão dos conceitos químicos.

Biografía del autor/a

Laêssa Fernanda Rosa França, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em química ambiental pela Universidade Federal do Tocantins – Campus de Gurupi, onde desenvolveu trabalhos de iniciação científica na área de ensino de química.

Welington Francisco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Bacharel, licenciado, mestre pelo Instituto de Química de Araraquara (UNESP) e doutor em Química pela Universidade Federal de Goiás. Foi professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Gurupi por cinco anos. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza e professor do Programa de Pós-Graduação em Química da UFT – Campus de Gurupi. Sua área de atuação é na educação química com ênfase em: ensino e aprendizagem, espaços não formais e divulgação científica, linguagem e formação de professores.

Publicado

2018-05-21

Número

Sección

Artigos