História da ciência em livros didáticos de biologia: os conceitos de genótipo e fenótipo

Autores

  • Aline Alves da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p333

Resumo

A inserção da história e filosofia da ciência em aulas de Biologia no Ensino Médio é um fator relevante no processo de ensino e aprendizagem nessa disciplina escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa acerca de como a história da ciência é apresentada em livros didáticos. A amostra envolveu 19 livros, datados de 1955 até 2006. Para análise dos dados, recorreu-se aos seguintes elementos da transposição didática: despersonalização do saber, envelhecimento moral/biológico e a dialética antigo/novo. A partir dos resultados obtidos, evidenciou-se que a maioria dos materiais não apresenta os aspectos históricos do desenvolvimento dos conceitos de genótipo e fenótipo, sendo que somente um dos livros analisados aborda a historicidade do processo de construção destes conceitos.

Biografia do Autor

Aline Alves da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014). Pós-graduada em Ensino de Ciências e Matemática Pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016), Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2017) e Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo período de três anos. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia - GECIBIO da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Participante do Projeto de Pesquisa Comunidade de Prática (CoP) de Biologia: pesquisa e ensino - Unioeste/UEM. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Biologia, Ensino de Genética, História e Filosofia da ciência e Ciência, Epistemologia da Ciência e Tecnologia e Sociedade (CTS).

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando na área de Educação em Ciências, principalmente nos seguintes temas: avaliação nos processos de ensino e aprendizagem; formação de professores e história e epistemologia do conhecimento científico.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos