A rede temática e o ciclo temático na busca pela cultura de participação na educação CTS

Autores

  • Júlio César Lemos Milli Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Eliane dos Santos Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p71

Resumo

No contexto de um processo formativo de educadores de ciências do município de Santa Luzia/BA, investigaram-se as contribuições da Rede Temática na construção de um Ciclo Temático e analisou-se o papel destes no desenvolvimento da cultura de participação. Para tal, foram rediscutidas as informações obtidas durante o processo de Investigação Temática realizado no referido município, no qual emergiram as seguintes categorias: a) a relação causa-consequência da cultura do silêncio e b) A cultura de participação como  alternativa político-epistemológica. Dentre os resultados, destaca-se a relação cíclico-dialética entre a causa e a consequência das situações-limite, as quais se articulam às necessidades políticas e epistemológicas da organização social. Tais aspectos foram problematizados e sistematizados em um Plano de Ensino por meio do Ciclo Temático, corroborando para a efetivação da cultura de participação na educação CTS.

Biografia do Autor

Júlio César Lemos Milli, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2017). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/UESC), bolsista - Capes. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências - GEATEC. Tem experiência na pesquisa em Educação, com ênfase no estudo e desenvolvimento de articulações teórico-metodológicas entre pressupostos do educador Paulo Freire e a Análise Textual Discursiva, atuando no contexto da formação de professores do sul da Bahia, Costa do Cacau. Tem interesse pelos temas: Abordagem Temática Freireana, Análise Textual Discursiva e Educação CTS.

Eliane dos Santos Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem se dedicado principalmente à área de Ensino de Ciências, com ênfase em inovações curriculares, atuando nos seguintes temas: Abordagem Temática Freireana e Educação CTS.

Simoni Tormöhlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2006) e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2009). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências desta universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas Freireanas no Ensino de Ciências, aproximações entre as ideias de Lev S. Vygotsky e Paulo Freire e Abordagem Temática Freireana.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Artigos