A rede temática e o ciclo temático na busca pela cultura de participação na educação CTS

Júlio César Lemos Milli, Eliane dos Santos Almeida, Simoni Tormöhlen Gehlen

Resumo


No contexto de um processo formativo de educadores de ciências do município de Santa Luzia/BA, investigaram-se as contribuições da Rede Temática na construção de um Ciclo Temático e analisou-se o papel destes no desenvolvimento da cultura de participação. Para tal, foram rediscutidas as informações obtidas durante o processo de Investigação Temática realizado no referido município, no qual emergiram as seguintes categorias: a) a relação causa-consequência da cultura do silêncio e b) A cultura de participação como  alternativa político-epistemológica. Dentre os resultados, destaca-se a relação cíclico-dialética entre a causa e a consequência das situações-limite, as quais se articulam às necessidades políticas e epistemológicas da organização social. Tais aspectos foram problematizados e sistematizados em um Plano de Ensino por meio do Ciclo Temático, corroborando para a efetivação da cultura de participação na educação CTS.

Palavras-chave


Perspectiva freireana; Tema gerador; CTS; Educação em ciências; Cultura de participação

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p71

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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