A rede temática e o ciclo temático na busca pela cultura de participação na educação CTS
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p71Resumo
No contexto de um processo formativo de educadores de ciências do município de Santa Luzia/BA, investigaram-se as contribuições da Rede Temática na construção de um Ciclo Temático e analisou-se o papel destes no desenvolvimento da cultura de participação. Para tal, foram rediscutidas as informações obtidas durante o processo de Investigação Temática realizado no referido município, no qual emergiram as seguintes categorias: a) a relação causa-consequência da cultura do silêncio e b) A cultura de participação como alternativa político-epistemológica. Dentre os resultados, destaca-se a relação cíclico-dialética entre a causa e a consequência das situações-limite, as quais se articulam às necessidades políticas e epistemológicas da organização social. Tais aspectos foram problematizados e sistematizados em um Plano de Ensino por meio do Ciclo Temático, corroborando para a efetivação da cultura de participação na educação CTS.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
