A perspectiva CTS e o desenvolvimento de propostas pedagógicas no contexto do ensino de ciências

João Paulo Fernandes, Guaracira Gouvêa

Resumo


A pesquisa que desenvolvemos consistiu em um levantamento em periódicos de maior impacto no Ensino de Ciências sobre propostas pedagógicas vinculadas teoricamente à perspectiva CTS. Inicialmente, mapeamos quantitativamente a produção e posteriormente, realizamos uma análise qualitativa, priorizando uma discussão que visou a identificar como os autores dos artigos aqui selecionados para a análise, e, que fazem parte da comunidade de pesquisadores em Ensino de Ciências, estão se apropriado do referencial baseado na perspectiva CTS para desenvolver suas propostas no contexto escolar em sala de aula. Foi possível identificar a heterogeneidade das formas de apropriação no desenvolvimento das propostas pedagógicas relacionadas à perspectiva CTS. Destacamos que é preciso avançar na discussão de aspectos sociais que envolvem a ciência e que essa discussão deve ir além do contexto escolar, inserindo a comunidade local e seu entorno no sentido de promover ações sociopolíticas.


Palavras-chave


Ensino de ciências; Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS); Propostas pedagógicas

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p231

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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