A perspectiva CTS e o desenvolvimento de propostas pedagógicas no contexto do ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p231Resumo
A pesquisa que desenvolvemos consistiu em um levantamento em periódicos de maior impacto no Ensino de Ciências sobre propostas pedagógicas vinculadas teoricamente à perspectiva CTS. Inicialmente, mapeamos quantitativamente a produção e posteriormente, realizamos uma análise qualitativa, priorizando uma discussão que visou a identificar como os autores dos artigos aqui selecionados para a análise, e, que fazem parte da comunidade de pesquisadores em Ensino de Ciências, estão se apropriado do referencial baseado na perspectiva CTS para desenvolver suas propostas no contexto escolar em sala de aula. Foi possível identificar a heterogeneidade das formas de apropriação no desenvolvimento das propostas pedagógicas relacionadas à perspectiva CTS. Destacamos que é preciso avançar na discussão de aspectos sociais que envolvem a ciência e que essa discussão deve ir além do contexto escolar, inserindo a comunidade local e seu entorno no sentido de promover ações sociopolíticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
