A perspectiva CTS e o desenvolvimento de propostas pedagógicas no contexto do ensino de ciências

Autores

  • João Paulo Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Guaracira Gouvêa Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p231

Resumo

A pesquisa que desenvolvemos consistiu em um levantamento em periódicos de maior impacto no Ensino de Ciências sobre propostas pedagógicas vinculadas teoricamente à perspectiva CTS. Inicialmente, mapeamos quantitativamente a produção e posteriormente, realizamos uma análise qualitativa, priorizando uma discussão que visou a identificar como os autores dos artigos aqui selecionados para a análise, e, que fazem parte da comunidade de pesquisadores em Ensino de Ciências, estão se apropriado do referencial baseado na perspectiva CTS para desenvolver suas propostas no contexto escolar em sala de aula. Foi possível identificar a heterogeneidade das formas de apropriação no desenvolvimento das propostas pedagógicas relacionadas à perspectiva CTS. Destacamos que é preciso avançar na discussão de aspectos sociais que envolvem a ciência e que essa discussão deve ir além do contexto escolar, inserindo a comunidade local e seu entorno no sentido de promover ações sociopolíticas.

Biografia do Autor

João Paulo Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Docente na Graduação Licenciatura em Física no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Campus Petrópolis, Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ), Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ, Graduado no curso de licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio no exterior Financiado pelo Programa de Bolsas de Doutorado Sanduíche - PDSE da CAPES, junto ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em Portugal. Atuou como Professor de Física na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Seus temas de interesse são: Ensino de Ciências, Energia, Desempenho de Estudantes, Práticas Educativas, a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Materiais de Ensino, abordagens de questões sociocientíficas e o ativismo social no contexto do ensino de ciências.

Guaracira Gouvêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1972), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1985) e doutorado em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pós-doutorado em Educação na Universidade Autônoma de Barcelona (2006). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição; pesquisadora credenciada-docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação não formal, mídias e educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciências, linguagens/imagens, museu de ciência e formação de professores presencial e a distância. Bolsista Produtividade PQII CNPq.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos