Tributo a Maurice Bazin: um farol da prática para a liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p279Resumo
Trata-se de um texto escrito após o falecimento de Maurice Bazin, no contexto de uma articulação de homenagens a este cientista-educador. Procuramos caracterizar sua trajetória na perspectiva da prática cultural para liberdade dos oprimidos, explicitando suas produções no escopo do movimento Science for the People e referências educacionais libertadoras utilizadas. Nosso foco analítico destaca a influência de suas práticas científicas, culturais e socioeducacionais na formação e atuação profissional dos autores, professores universitários de ciências. Destacamos o Espaço Ciência Viva como sua principal ação educativa no Brasil. Ao final, como exercício de síntese cultural, destacamos potencialidades formativas para a área do ensino científico-tecnológico na perspectiva da educação como prática da liberdade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.