Nas dobras de práticas de licenciatura em matemática: um exercício narrativo antropofágico de rigor

Autores

  • Danilo Olimpio Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n3p33

Resumo

O objetivo deste artigo é proporcionar ao leitor um encontro com uma situação ficcional composta em forma de intermezzo, ou seja, de intervalo improvisado entre dois atos de uma peça musical. Por meio de um corte-devir num desdobramento do chamado paradoxo de Russell, a intenção é levar o leitor a desmontar-se junto às entrelinhas dessa peça musical torta e dissonante, de forma a compor junto a ela suas próprias interpretações acerca da formação do professor de matemática, bem como de todas as ramificações que desse tema podem desabrochar. Um encontro com dedos, tentando capturar notas na velocidade infinita de uma obra sempre inacabada. Um mergulho em linhas emaranhadas, notas vibráteis, agenciadoras de desejos, sempre à espreita de linhas de fuga

Biografia do Autor

Danilo Olimpio Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário UniFafibe – Campus Bebedouro/SP (2008), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP – Campus Rio Claro/SP (2013) e doutorando em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP – Campus Rio Claro/SP (início em 2016). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL, Campus Piranhas; Membro do grupo de estudo/orientação CRONÓPIOS, onde discussões acerca de obras afins da Filosofia, Filosofia da Educação Matemática, Filosofias da Diferença, Etnomatemática e História da Matemática ocorrem de forma periódica junto aos departamentos de Educação/Educação Matemática da UNESP de Rio Claro/SP; Participação no grupo de pesquisa I-mago (Laboratório de Experiência e Cria[@]cão), UNESP – Rio Claro/SP.

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Edição temática