Gérard Fourez in memoriam: ensino de ciências na confluência da epistemologia, da ética, do papel das disciplinas científicas e da interdisciplinaridade

Adriana Mohr, Guilherme Mulinari, Tiago Venturi, Tiago Bonatelli da Cunha

Resumo



Texto completo:

PDF/A

Referências


CUNHA, T. B da. Ilhota Interdisciplinar de Racionalidade : identificação e caracterização de estudos em periódicos brasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175033 Último acesso em 13 fev. 2019.

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: UNESP, 1995.

FOUREZ, G. Un prêtre pour la messe? La Libre.be, 01 février 2012. Disponível em: https://www.lalibre.be/debats/opinions/un-pretre-pour-la-messe51b8e4b6e4b0de6db9c5464e Último acesso em 2 fev. 2019.

FOUREZ, G.; ENGLEBERT-LECOMPTE, V.; GROOTAERS, D.; MATHY, P. e TILMAN, F. Alphabétisation scientifique et technique: essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelles: De Boeck, 1994.

FOUREZ, G.; ENGLEBERT-LECOMPTE, V.; GROOTAERS, D.; MATHY, P. e TILMAN, F. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.

FOUREZ, G.; MAINGAIN, A. e DUFOUR, B. Abordagens didácticas da Interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

MOHR, A. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Tese de doutorado em Educação - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83375 Último acesso em 13 fev. 2019.

MOZENA, E. R.; OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 2, p. 185-206, maio 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-21172014000200185&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Último acesso em 16 fev. 2019.

MULINARI, G. 2018. O papel dos professores e profissionais da saúde no Programa Saúde na Escola: uma análise dos documentos de referência a partir da Educação em Saúde. Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193611 Último acesso em 28 abr. 2019.

REVUE NOUVELLE. Hommage a Gérard Fourez. Revue Nouvelle, n. 6, 2008. Disponível em: http://www.revuenouvelle.be/Hommage-a-Gerard-Fourez Último acesso em 3 fev. 2019.

VENTURI, T. Educação em saúde na escola: investigando relações entre professores e profissionais de saúde. Dissertação de mestrado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122963 Último acesso em 13 fev. 2019.

VENTURI, T. Educação em saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das ilhotas interdisciplinares de racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. Tese de doutorado em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/37983110/EDUCA%C3%87%C3%83O_EM_SA%C3%9ADE_SOB_UMA_PERSPECTIVA_PEDAG%C3%93GICA_E_FORMA%C3%87%C3%83O_DE_PROFESSORES_CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES_DAS_ILHOTAS_INTERDISCIPLINARES_DE_RACIONALIDADE_PARA_O_DESENVOLVIMENTO_PROFISSIONAL_DOCENTE Último acesso em 13 fev. 2019

VENTURI, T.; MOHR, A., 2017. Aproximando pesquisa e prática docente: contribuições de um curso de formação de professores no tema da Educação em Saúde. Enseñanza de las Ciencias, n. extra 2017, p. 443-448. 2017. Disponível em https://ddd.uab.cat/record/184615 Último acesso em 12 fev. 2019.




DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.