Perfil conceitual de equação: um estudo acerca das concepções de futuros professores de matemática

Marieli Vanessa Rediske de Almeida, Alessandro Jacques Ribeiro, Evonir Albrecht

Resumo


A centralidade do conceito de equação na Matemática e em outras áreas, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, foi uma das principais razões para se desenvolver essa pesquisa, cujo objetivo foi identificar e compreender as concepções de equação de licenciandos em Matemática. Fundamentada na Teoria dos Perfis Conceituais e nos trabalhos sobre o Perfil Conceitual de Equação, a investigação se constituiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo interpretativa, cujos dados foram analisados à luz do método Análise de Conteúdo. Evidencia-se, em seus resultados, que as concepções de equação dos futuros professores de Matemática investigados se relacionam com algumas das zonas de um Perfil Conceitual de Equação em construção, em especial, com aquelas que remetem ao caráter pragmático e processual das equações. A análise dos dados permitiu ainda a elaboração de uma nova zona do Perfil Conceitual de Equação, a denominada Zona Formal, além da reorganização das demais zonas do perfil.


Palavras-chave


Perfil conceitual de equação; Formação inicial de professores de matemática; Ensino e aprendizagem de álgebra; Educação matemática

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DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p5

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Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

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