Conceptual profile of equation: a study about the conceptions of prospective mathematics teachers

Authors

  • Marieli Vanessa Rediske de Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Alessandro Jacques Ribeiro Universidade Federal do ABC
  • Evonir Albrecht Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p5

Abstract

The centrality of the concept of equation in Mathematics and in other areas, both in Basic Education and in Higher Education was one of the main reasons to develop this research whose objective was to identify and to understand the conceptions of equation from prospective mathematics teachers. Grounded on Theory of Conceptual Profiles and researches about Conceptual Profile of Equation, the investigation was constituted on a qualitative research, in an interpretative perspective, whose data were analyzed according to the Content Analysis method. It becomes evident, in its findings, that the conceptions of equation of future mathematics teachers investigated are related to some zones of a Conceptual Profile of Equation under construction, especially with those that refer to the pragmatic and procedural character of the equations. The data analysis also allowed the elaboration of a new zone of the Conceptual Profile of Equation, denominated Formal Zone, besides the reorganization of the other zones of the profile.

Author Biographies

Marieli Vanessa Rediske de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestra em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como foco de pesquisa o ensino e aprendizagem de Álgebra, a formação inicial de professores de Matemática e o conhecimento do formador de professores de Matemática.

Alessandro Jacques Ribeiro, Universidade Federal do ABC

Doutor (2007) e Mestre (2001) em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Realizou dois estágios de Pós-Doutoramento, o primeiro deles na Rutgers, The State University of New Jersey, Estados Unidos, em 2015 e o segundo, em 2017, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e atua como Docente e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM), da UFABC. Seus temas atuais de pesquisa são a Educação Algébrica e a Formação de Professores. Atuou como docente na Educação Básica por 10 anos e atua no Ensino Superior desde 2001. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no período de 07/2013 a 07/2016.

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC

Formado em Magistério, para atuar com os anos iniciais da Educação Básica pelo Colégio Cenecista Marechal Arthur da Costa e Silva de Guarujá do Sul, SC; Atuou nos anos iniciais por quatro anos; Licenciado em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Especialista em Psicopedagogia e Ensino de Física; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Professor das redes públicas municipais e estaduais de Educação Básica nos estados de Santa Catarina e São Paulo; Professor nas Universidades Nove de Julho e Cruzeiro do Sul na cidade de São Paulo; Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação da UFABC, nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia e formação de Professores.

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Published

2020-05-13

Issue

Section

Artigos