Processo de matematização: investigação de registros escritos de alunos de licenciatura e bacharelado em Matemática
Resumo
Tomando a avaliação como prática de investigação, este artigo1 apresenta uma análise da
produção escrita de alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, em questões discursivas consideradas não-rotineiras nas aulas de Matemática. O objetivo é apresentar como os alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à interpretação e ao uso que fazem das informações contidas nos enunciados, às estratégias mais utilizadas e ao conhecimento de conteúdos matemáticos que apresentam ao resolverem as questões. O estudo aponta como pontos relevantes: a maioria dos estudantes utiliza estratégias do tipo escolar nas resoluções das questões; eles lidam bem com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; tanto os alunos de Licenciatura
quanto os de Bacharelado apresentam registros escritos que indicam um processo de matematização semelhante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
