Processo de matematização: investigação de registros escritos de alunos de licenciatura e bacharelado em Matemática

Vanessa Lucena Camargo de Almeida, Regina Luzia Corio de Buriasco

Resumo


Tomando a avaliação como prática de investigação, este artigo1 apresenta uma análise da
produção escrita de alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, em questões discursivas consideradas não-rotineiras nas aulas de Matemática. O objetivo é apresentar como os alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à interpretação e ao uso que fazem das informações contidas nos enunciados, às estratégias mais utilizadas e ao conhecimento de conteúdos matemáticos que apresentam ao resolverem as questões. O estudo aponta como pontos relevantes: a maioria dos estudantes utiliza estratégias do tipo escolar nas resoluções das questões; eles lidam bem com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; tanto os alunos de Licenciatura
quanto os de Bacharelado apresentam registros escritos que indicam um processo de matematização semelhante.


Palavras-chave


Educação Matemática; Avaliação como prática de investigação; Análise da produção escrita em Matemática; Matematização

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1982-5153

Licença Creative Commons

Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.