Processo de matematização: investigação de registros escritos de alunos de licenciatura e bacharelado em Matemática

Autores

  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Departamento de Matemática da FAESI - Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu.
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Resumo

Tomando a avaliação como prática de investigação, este artigo1 apresenta uma análise da
produção escrita de alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, em questões discursivas consideradas não-rotineiras nas aulas de Matemática. O objetivo é apresentar como os alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à interpretação e ao uso que fazem das informações contidas nos enunciados, às estratégias mais utilizadas e ao conhecimento de conteúdos matemáticos que apresentam ao resolverem as questões. O estudo aponta como pontos relevantes: a maioria dos estudantes utiliza estratégias do tipo escolar nas resoluções das questões; eles lidam bem com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; tanto os alunos de Licenciatura
quanto os de Bacharelado apresentam registros escritos que indicam um processo de matematização semelhante.

Biografia do Autor

Vanessa Lucena Camargo de Almeida, Departamento de Matemática da FAESI - Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu.

Licenciada em Matemática (Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2005), especialista em Estatística
(Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2007) e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2009). Atualmente é docente lotada no Departamento de Matemática da FAESI - Faculdade de Ensino Superior de
São Miguel do Iguaçu - PR.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Licenciada em Matemática (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André/SP, 1972), mestre em Educação Matemática (UNESP – Rio Claro, SP, 1988), doutora em Educação (UNESP – Marília, SP, 1999). Atualmente é Professora Associada lotada no Depto. de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2011-05-01

Edição

Seção

Artigos