Processo de matematização: investigação de registros escritos de alunos de licenciatura e bacharelado em Matemática

Autor/innen

  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Departamento de Matemática da FAESI - Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu.
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Abstract

Tomando a avaliação como prática de investigação, este artigo1 apresenta uma análise da
produção escrita de alunos do Bacharelado e da Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, em questões discursivas consideradas não-rotineiras nas aulas de Matemática. O objetivo é apresentar como os alunos lidam com esse tipo de questão no que diz respeito à interpretação e ao uso que fazem das informações contidas nos enunciados, às estratégias mais utilizadas e ao conhecimento de conteúdos matemáticos que apresentam ao resolverem as questões. O estudo aponta como pontos relevantes: a maioria dos estudantes utiliza estratégias do tipo escolar nas resoluções das questões; eles lidam bem com os algoritmos envolvidos nas estratégias escolhidas; tanto os alunos de Licenciatura
quanto os de Bacharelado apresentam registros escritos que indicam um processo de matematização semelhante.

Autor/innen-Biografien

Vanessa Lucena Camargo de Almeida, Departamento de Matemática da FAESI - Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu.

Licenciada em Matemática (Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2005), especialista em Estatística
(Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2007) e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2009). Atualmente é docente lotada no Departamento de Matemática da FAESI - Faculdade de Ensino Superior de
São Miguel do Iguaçu - PR.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Licenciada em Matemática (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André/SP, 1972), mestre em Educação Matemática (UNESP – Rio Claro, SP, 1988), doutora em Educação (UNESP – Marília, SP, 1999). Atualmente é Professora Associada lotada no Depto. de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Veröffentlicht

2011-05-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos