Trajetória docente do professor de Matemática

Autores

  • Marisônia Pederiva da Broi
  • Rosana Gessinger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre prática docente e constituição da identidade profissional do professor de Matemática. Realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul, a investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quis compreender na trajetória docente desses professores. Neste estudo, utilizaram-se dois instrumentos: um Inventário de Desempenhos Docentes, que permitiu a identificação dos professores pelos alunos; uma entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas com os professores indicados pelos alunos por meio do inventário emergiram duas categorias, quais sejam: Desempenhos docentes com evidências de um ensino de qualidade e Ser professor de Matemática, que são apresentadas e discutidas ao longo do artigo. A análise empreendida evidenciou que a trajetória profissional dos professores apresenta uma riqueza de experiências que se reflete na prática. Assim, a vida pessoal e profissional desses docentes funde-se numa única história.

Biografia do Autor

Marisônia Pederiva da Broi

Licenciada em Pedagogia Séries Inicias pela PUCRS,
Especialista em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela ULBRA, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professora das séries iniciais em duas instituições:
uma Municipal e outra Particular.

Rosana Gessinger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Licenciada em Matemática pela UFRGS, Mestre e Doutora em Educação pela PUCRS. É professora Adjunta da Faculdade de Educação e Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação da PUCRS.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Licenciada em Ciências, Habilitação em Biologia pela PUCRS, Mestre e Doutora em Educação pela PUCRS. É professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática e Coordenadora de Ensino e Desenvolvimento Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação da PUCRS.

Downloads

Publicado

2011-05-01

Edição

Seção

Artigos