Trajetória docente do professor de Matemática
Resumo
A pesquisa tem por objetivo compreender a relação entre prática docente e constituição da identidade profissional do professor de Matemática. Realizada em três cursos de graduação de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul, a investigação desenvolveu-se a partir de uma amostragem intencional do que se quis compreender na trajetória docente desses professores. Neste estudo, utilizaram-se dois instrumentos: um Inventário de Desempenhos Docentes, que permitiu a identificação dos professores pelos alunos; uma entrevista semiestruturada. Da análise das entrevistas com os professores indicados pelos alunos por meio do inventário emergiram duas categorias, quais sejam: Desempenhos docentes com evidências de um ensino de qualidade e Ser professor de Matemática, que são apresentadas e discutidas ao longo do artigo. A análise empreendida evidenciou que a trajetória profissional dos professores apresenta uma riqueza de experiências que se reflete na prática. Assim, a vida pessoal e profissional desses docentes funde-se numa única história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
