Atuação de professores formados em licenciatura plena em Ciências

Autores

  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá.
  • Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Formação de professores, Atuação docente, Disciplina de Ciências

Resumo

A formação de professores de Ciências do ensino fundamental ocorre, em sua maioria, em cursos de Licenciatura em Biologia, e diversos autores criticam essa formação por apontarem tal modelo como falho, por centrar a preparação desses docentes em conhecimentos biológicos. Por sua vez, surgiram no país cursos direcionados à formação de profissionais com conhecimentos mais amplos nas diversas ciências, como o curso de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá - PR. Objetivamos neste trabalho investigar como estão atuando na educação os egressos deste curso, utilizando de entrevistas estruturadas. Identificamos que o trabalho com o ensino de Ciências continua sendo conduzido de maneira fragmentada, mas, deixou de ser descontextualizada a forma de ensinar Ciências. Além disso, sua formação o possibilitou ter uma atuação mais segura nas áreas da Física, Química, Biologia e Geologia dentro desta disciplina, indicando uma formação inicial mais equânime entre as ciências naturais. Consideramos que o curso pode ser uma melhor proposta de formação de professores de Ciências para atuação nas séries finais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002), especialista em Educação pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2004), mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é professor do departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá.

Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Epistemologie Et Histoire Des Sciences - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1992). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-05-01

Edição

Seção

Artigos