Contribuições do software Geoalgebra para o estudo de paralelogramos

Autores

  • Giuliana Menegotto
  • Isabel Cristina Machado de Lara

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A investigação teve como objetivo analisar a contribuição de um software de Geometria Dinâmica, o GeoGebra, para a construção de conceitos relacionados a paralelogramos. Através da análise comparativa entre o desempenho de um grupo experimental e de um grupo de controle em relação à capacidade de identificar paralelogramos e descrever as propriedades que os definem, foi constatado que a mudança de uma metodologia tradicional de representação geométrica estática com o uso do papel, lápis, quadro, giz e livro didático para uma metodologia dinâmica, com a utilização de um software de Geometria Dinâmica, propiciou um crescimento significativo do grupo experimental em relação ao grupo de controle, evidenciando a eficácia dessa ferramenta no ensino e na aprendizagem de Geometria.

Biografia do Autor

Giuliana Menegotto

Formada em Licenciatura Plena em Matemática (2010) pelo
UNILASALLE - Centro Universitário La Salle. Professora de Matemática e Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e de Matemática para o curso de Magistério e Ensino Médio.

Isabel Cristina Machado de Lara

Licenciada em Matemática (1993), Mestre (2001) e Doutora em Educação (2007) pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Artigos