Explicações científicas, explicações escolares e entendimento

Autores

  • José Francisco Custódio Departamento de Física e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Frederico Firmo de Souza Cruz Departamento de Física e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Resumo

Neste trabalho analisaremos o conceito de explicação na ciência, no cotidiano e na educação científica. Isto nos ajudará a distinguir entendimento científico de entendimento na educação científica. Argumentamos que o entendimento na educação científica carece e busca valor psicológico, diferentemente do entendimento científico. Finalmente, discutiremos propostas na literatura que consideram aspectos subjetivos/afetivos de um indivíduo fatores que acompanham o entendimento de uma explicação.

Biografia do Autor

José Francisco Custódio, Departamento de Física e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela
Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). É ex-professor da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina.

Frederico Firmo de Souza Cruz, Departamento de Física e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é Professor Associado da
Universidade Federal de Santa Catarina.

Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Epistemologie et Histoire des Sciences pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1992). Atualmente é professor Titular (MS-6) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2015-11-01

Edição

Seção

Artigos