Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação

Autores

  • Otavio Aloísio Maldaner Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências, Departamento de Ciências da Vida e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Laís Basso Costa-Beber Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências, Departamento de Ciências da Vida e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Aniara Ribeiro Machado Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências, Departamento de Ciências da Vida e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Resumo

Neste artigo apresentam-se dados de investigação sobre processo de ensino e aprendizagem desenvolvido a partir de atividade curricular temática interdisciplinar e discutem-se fundamentos teórico-metodológicos de desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) na área do conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Apresentam-se resultados de investigação realizada a partir do acompanhamento de aulas de Química e da apresentação de trabalho interdisciplinar durante o desenvolvimento de uma SE em turma de 2º ano do Ensino Médio. Professoras de Biologia, Física e Química desenvolveram uma SE tendo como preocupação central significar o conteúdo “energia” focando diversos processos de interconversões biofisicoquímicos. Com a investigação, foi possível mapear os conceitos relacionados e significados pelos estudantes, os quais foram necessários para o entendimento dos processos focados. A produção de mapas conceituais diferentes, bem como de um mapa metaconceitual, mostrou-se instrumento útil de investigação da situação estudada.

Biografia do Autor

Otavio Aloísio Maldaner, Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências, Departamento de Ciências da Vida e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade
de Passo Fundo (1974), graduação em Ciências Plenas Hab Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é coordenador do Gipec-Unijuí e professor titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Laís Basso Costa-Beber, Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências, Departamento de Ciências da Vida e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009).

Aniara Ribeiro Machado, Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências, Departamento de Ciências da Vida e Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Física-Licenciatura pela Universidade
Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Nessa universidade atuou como bolsista de Extensão e Pesquisa durante o período de 2007-2011, sendo integrante do Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação em Ciências - Gipec-Unijuí.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos