Trajetórias formativas docentes: buscando aproximações na bibliografia sobre formação de professores

Autores

  • Rodolfo Langhi Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UNESP/Bauru.
  • Roberto Nardi Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru. Departamento de Educação. Faculdade de Ciências. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências.

Resumo

Este artigo, de revisão teórica, apresenta etapas da trajetória formativa de professores, mediante os conceitos e as significações atribuídas por autores da área de formação de professores, referências do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP. Procuramos sintetizar, mediante o uso de uma tabela, as diferentes tipologias associadas às trajetórias formativas docentes, efetuando possíveis aproximações entre si, com o objetivo de sugerir, a partir de uma visão geral destas, um repensar sobre estas trajetórias, fornecendo, assim, subsídios para futuros trabalhos com abordagens nesta linha de pesquisa.

Biografia do Autor

Rodolfo Langhi, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UNESP/Bauru.

É professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande). Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996), mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru).

Roberto Nardi, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru. Departamento de Educação. Faculdade de Ciências. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências.

Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1972), mestre em Science Education pela School of Education da Temple University, Filadélfia, EUA (1978), doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP (1989) com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2004-2005). Docente no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL) (1980-1993). Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF), (1991-1993), Secretário Executivo, Vice-Presidentes e Presidente da ABRAPEC (2000-2005). É membro efetivo da ESERA - European Science Education Research Association. A partir de 1994 atua no Depto. de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Bauru, como Professor Adjunto, Livre Docente.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos