Discurso pedagógico e formação de professores das ciências da natureza: foco no professor de física

Autores

  • Maria José Pereira Monteiro de Almeida Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE - Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Resumo

Neste texto buscamos compreender aspectos da relação entre a formação do professor das ciências da natureza e o discurso pedagógico praticado na escola básica e nas licenciaturas. Focalizamos especificamente o professor de física e o discurso que incorpora a metalinguagem formal com a qual a física é produzida. A análise do discurso pedagógico se sustenta em noções da análise do discurso, principalmente a partir de textos de Eni Orlandi publicados no Brasil. A partir da análise buscamos evidenciar a adequação de se substituir o discurso autoritário pelo polêmico, que ocorre quando cada interlocutor procura direcionar o referente do discurso. 

Biografia do Autor

Maria José Pereira Monteiro de Almeida, Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE - Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

É professora titular na área de Metodologia de Ensino de Física na Universidade Estadual de Campinas atuando junto ao programa de Pós-graduação em Educação, ao Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática e na Licenciatura em Física.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos