Conteúdos das disciplinas de interface atribuídos a prática como componente curricular em cursos de licenciatura em Química

Autores

  • Ana Cláudia Kasseboehmer Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.
  • Sidilene Aquino de Farias Núcleo Amazonense de Educação Química, Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas.

Palavras-chave:

História da ciência, Formação docente, Mídia, Cinema

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever qualitativamente quais conteúdos são considerados nas disciplinas de interface associadas à carga horária de Prática como Componente Curricular (PCC) e, dessa forma, analisar como este aspecto da formação está sendo considerado nos cursos de Licenciatura em Química das Regiões Norte e Sudeste. Foram utilizados os projetos político-pedagógicos (PPP), as matrizes curriculares e as ementas das disciplinas. Naqueles cursos em que foi possível ter acesso a essas informações, o levantamento sobre como a carga horária de PCC está contemplada mostrou que esse é um espaço que ainda gera dúvidas para aqueles que construíram os PPP dos cursos. Isso porque em praticamente metade deles o espaço do PCC nos currículos não estava claro. Já os conteúdos correspondentes ao saber de interface se encontram em consonância com aquilo que propõe a literatura para a formação de professores de Ciências.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Kasseboehmer, Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo.

Bacharel, licenciada e mestre em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutora em Ciências pela UFSCar, é docente do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP).

Sidilene Aquino de Farias, Núcleo Amazonense de Educação Química, Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas.

Bacharel, licenciada em Química e mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutora em Ciências (Química) pela UFSCar. É professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas onde coordena os Cursos de Graduação em Química, Licenciatura e Bacharelado.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos