Focos da aprendizagem docente

Autores

  • Sergio de Mello Arruda Departamento de Física/UEL.
  • Marinez Meneghello Passos Departamento de Matemática/UEL.
  • Alexandre Fregolente Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática/UEL.

Resumo

Neste artigo apresentamos os focos da aprendizagem docente (FAD), um instrumento que pode ser utilizado para analisar o aprendizado para a docência em diversas configurações, tanto na formação inicial como na formação em serviço. Nos FAD a aprendizagem docente está estruturada em cinco eixos: (i) interesse; (ii) conhecimento; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. As reflexões e considerações aqui relacionadas mostram o instrumento sendo aplicado para analisar a aprendizagem docente de um grupo de estudantes de licenciaturas em Física e Química que atuaram como estagiários em atividades realizadas no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. Mediante esta investigação foi possível observar evidências de aprendizagem docente para estes estudantes em todos os eixos que compõem os FAD.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, Departamento de Física/UEL.

É Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). É professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1978.

Marinez Meneghello Passos, Departamento de Matemática/UEL.

É Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL, 1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Educação Matemática.

Alexandre Fregolente, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática/UEL.

É Licenciado em Física (FCT/UNESP, 2009) e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2012). Atualmente é
professor do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar.

Downloads

Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Artigos