Focos da aprendizagem docente

Autor/innen

  • Sergio de Mello Arruda Departamento de Física/UEL.
  • Marinez Meneghello Passos Departamento de Matemática/UEL.
  • Alexandre Fregolente Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática/UEL.

Abstract

Neste artigo apresentamos os focos da aprendizagem docente (FAD), um instrumento que pode ser utilizado para analisar o aprendizado para a docência em diversas configurações, tanto na formação inicial como na formação em serviço. Nos FAD a aprendizagem docente está estruturada em cinco eixos: (i) interesse; (ii) conhecimento; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. As reflexões e considerações aqui relacionadas mostram o instrumento sendo aplicado para analisar a aprendizagem docente de um grupo de estudantes de licenciaturas em Física e Química que atuaram como estagiários em atividades realizadas no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. Mediante esta investigação foi possível observar evidências de aprendizagem docente para estes estudantes em todos os eixos que compõem os FAD.

Autor/innen-Biografien

Sergio de Mello Arruda, Departamento de Física/UEL.

É Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). É professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1978.

Marinez Meneghello Passos, Departamento de Matemática/UEL.

É Licenciada e Bacharel em Matemática (UEL, 1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Educação Matemática.

Alexandre Fregolente, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática/UEL.

É Licenciado em Física (FCT/UNESP, 2009) e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2012). Atualmente é
professor do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar.

Veröffentlicht

2012-11-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos