Abordagens e reflexões sobre o ensino do conceito energia nas transformações dos alimentos

Autores

  • Sandra Maria Wirzbicki Rede Municipal de Ijuí/RS e Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Lenir Basso Zanon Graduação (Química, Biologia, Farmácia) e Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Resumo

Este artigo trata de processos de (re)significação conceitual a partir da visão de que eles são configurados mediante sistemas de relações entre conhecimentos produzidos e validados em contextos culturais diversificados, que se entrecruzam em tramas complexas de relações constitutivas do conhecimento escolar. Considerando que uma diversidade de noções atribuídas ao conceito energia co-participa dos processos de (re)significação conceitual em salas de aula, são analisadas interações de licenciandos, professores da educação básica e da universidade, num espaço de formação para o ensino das ciências. Discussões sobre processos de (re)contexualização pedagógica dos conhecimentos científicos em contexto escolar sinalizam potencialidades de contribuição das interações vivenciadas para formação docente (inicial e continuada). Argumenta-se em defesa de abordagens com inter-relação conceitual, como focos de reflexão/formação associada com a mobilização e (re)significação de conhecimentos com propensão de promover o desenvolvimento humano-social, em aulas do ensino médio e da licenciatura.

Biografia do Autor

Sandra Maria Wirzbicki, Rede Municipal de Ijuí/RS e Programa de Pós-Graduação Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Possui Mestrado em Educação nas Ciências (2010) e graduação em Ciências - Licenciatura Plena Habilitação Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora da Educação Infantil e de Ciências (Anos Finais do Ensino Fundamental) da rede pública municipal de Ijuí.

Lenir Basso Zanon, Graduação (Química, Biologia, Farmácia) e Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Possui graduação em Fármacia pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), graduação Bioquímica (Análises Clínicas) pela Universidade Federal de Santa Maria (1974), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1978), doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) com Estágio de Investigação (Doutorado Sanduiche) na Universidade de Aveiro (2002). Desde março de 2008 até atualmente é professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Diretora da Divisão de Ensino
de Química da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), de 2004 a 2008). Conselho Editorial da Revista Química Nova na Escola (SBQ) desde 1995. Comitê Editorial e Conselho Editorial da Coleção Educação em Química e do Conselho Editorial da Coleção Educação em Ciências (Editora UNIJUÍ). Conselho Editorial da Revista Espaços da Escola desde 1991 até 2007 (Editora UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

2012-11-01

Edição

Seção

Artigos