Abordagens e reflexões sobre o ensino do conceito energia nas transformações dos alimentos
Resumen
Este artigo trata de processos de (re)significação conceitual a partir da visão de que eles são configurados mediante sistemas de relações entre conhecimentos produzidos e validados em contextos culturais diversificados, que se entrecruzam em tramas complexas de relações constitutivas do conhecimento escolar. Considerando que uma diversidade de noções atribuídas ao conceito energia co-participa dos processos de (re)significação conceitual em salas de aula, são analisadas interações de licenciandos, professores da educação básica e da universidade, num espaço de formação para o ensino das ciências. Discussões sobre processos de (re)contexualização pedagógica dos conhecimentos científicos em contexto escolar sinalizam potencialidades de contribuição das interações vivenciadas para formação docente (inicial e continuada). Argumenta-se em defesa de abordagens com inter-relação conceitual, como focos de reflexão/formação associada com a mobilização e (re)significação de conhecimentos com propensão de promover o desenvolvimento humano-social, em aulas do ensino médio e da licenciatura.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
