Abordagens e reflexões sobre o ensino do conceito energia nas transformações dos alimentos
Resumo
Este artigo trata de processos de (re)significação conceitual a partir da visão de que eles são configurados mediante sistemas de relações entre conhecimentos produzidos e validados em contextos culturais diversificados, que se entrecruzam em tramas complexas de relações constitutivas do conhecimento escolar. Considerando que uma diversidade de noções atribuídas ao conceito energia co-participa dos processos de (re)significação conceitual em salas de aula, são analisadas interações de licenciandos, professores da educação básica e da universidade, num espaço de formação para o ensino das ciências. Discussões sobre processos de (re)contexualização pedagógica dos conhecimentos científicos em contexto escolar sinalizam potencialidades de contribuição das interações vivenciadas para formação docente (inicial e continuada). Argumenta-se em defesa de abordagens com inter-relação conceitual, como focos de reflexão/formação associada com a mobilização e (re)significação de conhecimentos com propensão de promover o desenvolvimento humano-social, em aulas do ensino médio e da licenciatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY