Enfim Professor. E Agora ?

Autores

  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho busca relatar alguns dos principais conflitos enfrentados por dez professores recém formados pela Universidade de São Paulo nas áreas de Física e Matemática, durante o primeiro ano de exercício. Podemos entender como conflito as situações que os professores iniciantes não esperam encontrar e que contradizem as suas crenças e expectativas. A metodologia adotada refere-se a uma abordagem qualitativa de pesquisa, com aplicação dequestionários e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram que as relações interpessoais e o fato de ver-se como professor são alguns dos conflitos enfrentados no início da carreira, e revelam ainda que o iniciante, ao se deparar com um conflito, acredita que a maneira mais promissora para resolvê-lo é não tomar decisões precipitadas. Pensar e refletir sobre pode ser uma ótima estratégia. Em meio aos conflitos enfrentados, a maioria dos professores acredita na educação e não pensa, ou nunca pensou, em desistir da profissão

Biografia do Autor

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas, com habilitação plena em Ciências e Física, pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências do Instituto de Física e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Ensino de Ciências, atuando principalmente em: Ensino de Física, Centros de Ciências e Educação Não-Formal.

Downloads

Edição

Seção

Artigos