Enfim Professor. E Agora ?
Resumen
Este trabalho busca relatar alguns dos principais conflitos enfrentados por dez professores recém formados pela Universidade de São Paulo nas áreas de Física e Matemática, durante o primeiro ano de exercício. Podemos entender como conflito as situações que os professores iniciantes não esperam encontrar e que contradizem as suas crenças e expectativas. A metodologia adotada refere-se a uma abordagem qualitativa de pesquisa, com aplicação dequestionários e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados demonstram que as relações interpessoais e o fato de ver-se como professor são alguns dos conflitos enfrentados no início da carreira, e revelam ainda que o iniciante, ao se deparar com um conflito, acredita que a maneira mais promissora para resolvê-lo é não tomar decisões precipitadas. Pensar e refletir sobre pode ser uma ótima estratégia. Em meio aos conflitos enfrentados, a maioria dos professores acredita na educação e não pensa, ou nunca pensou, em desistir da profissãoDescargas
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
