Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia

Autores

  • Luiz Augusto Rezende Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miriam Struchiner Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de produção e utilização do vídeo no contexto do Ensino de Ciências. Apresenta-se primeiramente uma breve revisão histórica sobre as condições de introdução desta tecnologia nas salas de aula de ciências. Em seguida, define-se e questiona -se o modelo tradicional de audiovisual educativo, discutindosua trajetória e seus usos na educação em geral e no Ensino de Ciências em particular, e considerando especialmente as questões estéticas pertinentes à produção deste tipo de recurso e as relações com seus objetivos de uso. Para a construção da proposta pedagógica, parte-se da descrição e análise, com base no conceito de intertextualidade, do vídeo Insecta (GRUZMAN& LEANDRO, 2005). Ao final, discutem-se algumas implicações da utilização da intertextualidade como princípio norteador da produção e do uso de audiovisuais no Ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Luiz Augusto Rezende, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Comunicação Social (habilitação Cinema), Mestre (2000) e Doutor (2005) em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Professor Adjunto do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/Universidade Federal do Rio de Janeiro), onde coordena o Laboratório de Vídeo Educativo. Desenvolve pesquisas sobre recepção e experimentação com audiovisual na Educação em Ciências e Saúde. 

Miriam Struchiner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Desenhista Industrial, Mestre (1986) e Doutora (1992) em Educação pela Boston University, School of Education. Professora Adjunta e Diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/Universidade Federal do Rio de Janeiro), e Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Cognitivas. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos