Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de produção e utilização do vídeo no contexto do Ensino de Ciências. Apresenta-se primeiramente uma breve revisão histórica sobre as condições de introdução desta tecnologia nas salas de aula de ciências. Em seguida, define-se e questiona -se o modelo tradicional de audiovisual educativo, discutindosua trajetória e seus usos na educação em geral e no Ensino de Ciências em particular, e considerando especialmente as questões estéticas pertinentes à produção deste tipo de recurso e as relações com seus objetivos de uso. Para a construção da proposta pedagógica, parte-se da descrição e análise, com base no conceito de intertextualidade, do vídeo Insecta (GRUZMAN& LEANDRO, 2005). Ao final, discutem-se algumas implicações da utilização da intertextualidade como princípio norteador da produção e do uso de audiovisuais no Ensino de Ciências.Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
