Automedicação: um tema social para o Ensino de Química na perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica

Autores

  • Graziela Piccoli Richetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • José de Pinho Alves Filho Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Neste trabalho o objetivo é investigar a viabilidade da abordagem de temas sociais no Ensino de Química, que além de contextualizadores promovam significados aos conteúdos de Química no Ensino Médio. A Automedicação é uma prática relacionada às diversas razões pelas quais alguém decide qual medicamento, como e quando deve tomar para amenizar sintomas ou buscar a cura para a sua doença. Consulta com professores de Química do Ensino Médio apontaram indicativos positivos e favoráveis para a abordagem do tema proposto, não só por sua pertinência, mas também pela possibilidade de asssociação aos conteúdos de Química, e a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes deste nível de ensino.

Biografia do Autor

Graziela Piccoli Richetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais e Cromatografia em fase gasosa. Tem experiência na área de Educação, comênfase em Ensino de Química. Atualmente é professora de Química da Escola de Educação Básica Deputado Nilton Kucker e do Colégio Adventista de Itajaí.

José de Pinho Alves Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista de Pós-doutorado no Exterior do CNPq Graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividades Experimentais, Alfabetização Cientifica e Tecnica (interdisciplinaridade-Ilhas de Racionalidade) e Didática das Ciências.

Downloads

Edição

Seção

Artigos