Ciência Maior e Ciência Menor: ressonâncias da filosofia de Deleuze e Guattari na Etnomatemática

Autores

  • Claudia Glavam Duarte Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonidas Roberto Taschetto Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Promovemos neste artigo um diálogo entre os campos da Filosofia e da Matemática no sentido de identificar e de melhor compreender as ideias que têm pautado os debates contemporâneos em torno da Etnomatemática, permitindo-lhe constituir-se em um território fértil e mobilizador de resistências. Em um primeiro momento, situamos as principais contribuições teóricas das filosofias de Foucault e Wittgeinstein. Em seguida, incursionamos pela filosofia de Deleuze e Guattari, elegendo os conceitos de ciência maior, ciência menor e máquina de guerra como intercessores do pensamento etnomatemático, no sentido dos riscos de purificação, estratificação, domesticação das ciências menores pelas ciências maiores. Ao dar visibilidade às outras matemáticas na ambiente acadêmico, a Etnomatemática pode tornar muito tênue a fronteira entre uma ciência e outra. No entanto, é nos territórios que abrigam a matemática acadêmica que está a potência de combate e luta das ciências menores.  

Biografia do Autor

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do departamento de Metodologia de Ensino - MEN da Universidade federal de Santa Catarina e do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica - UFSC. Coordenadora do grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade (GeEMCo - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do ensino da matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Currículo, Cultura e Educação Matemática. 

Leonidas Roberto Taschetto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Psicologia pela UNISINOS. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor substitutodo Departamento de Estudos Especializados em Educação - EED da Universidade Federal de Santa Catarina. Processador pedagógico do Grupo A. Pesquisador do Grupo de Pesquisaem Educação Matemática e Contemporaneidade (GeEMCo - UFSC) e do Grupo de Pesquisas sobre Educação e Análise de Discurso (UFRGS). Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Cultura, Inter e Transdisciplinaridade. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos