A Estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental: contribuições de uma sequência de ensino contextualizada

Autores

  • Danieli Walichinski Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná
  • Guataçara dos Santos Jr. Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que uma sequência de ensino pautada nos pressupostos da contextualização pode trazer para o ensino de Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa em uma turma de alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual do município de Ponta Grossa, Paraná. Para tal, foi trabalhada uma sequência de ensino direcionada a conteúdos básicos de Estatística. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da pesquisa qualitativa. Verificou-se durante o trabalho com a sequência de ensino, um maior interesse e motivação dos alunos para as aulas. Os resultados da análise do desempenho dos alunos durante o trabalho com a sequência de ensino mostraram que essa contribuiu para que houvesse um ganho significativo quanto à aquisição de conteúdos básicos de Estatística por parte dos educandos, bem como, contribui para o desenvolvimento das competências estatísticas por parte dos mesmos.

Biografia do Autor

Danieli Walichinski, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), Especialização em Educação Especial pela Faculdade Internacional de Curitiba (2006) e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná –Campus Ponta Grossa (2012).Leciona Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio na rede pública estadual do Paraná. 

Guataçara dos Santos Jr., Universidade Tecnológica Federal do Paraná

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Leciona na graduação, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –Campus Ponta Grossa. 

Downloads

Publicado

2013-05-23

Edição

Seção

Artigos