A Estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental: contribuições de uma sequência de ensino contextualizada
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que uma sequência de ensino pautada nos pressupostos da contextualização pode trazer para o ensino de Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa em uma turma de alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual do município de Ponta Grossa, Paraná. Para tal, foi trabalhada uma sequência de ensino direcionada a conteúdos básicos de Estatística. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da pesquisa qualitativa. Verificou-se durante o trabalho com a sequência de ensino, um maior interesse e motivação dos alunos para as aulas. Os resultados da análise do desempenho dos alunos durante o trabalho com a sequência de ensino mostraram que essa contribuiu para que houvesse um ganho significativo quanto à aquisição de conteúdos básicos de Estatística por parte dos educandos, bem como, contribui para o desenvolvimento das competências estatísticas por parte dos mesmos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
