Aula de Campo como Mecanismo Facilitador do Ensino-Aprendizagem sobre os Ecossistemas Recifais em Alagoas

Autores

  • Alana Priscila Lima de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Monica Dorigo Correia Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este trabalho objetivou investigar o papel da aula de campo como mecanismo facilitador no processo de ensino-aprendizagem sobre o ecossistema recifal, importante ambiente do litoral de Alagoas. Optou-se por trabalhar com alunos do Ensino Médio, de uma escola pública do município de São Miguel dos Campos, região costeira central do Estado de Alagoas. Esta pesquisa foi baseada no processo investigativo, sendo utilizadas análises qualitativas e quantitativas, com o uso de questionários aplicados antes e após as aulas de campo. Os resultados demonstraram que as aulas de campo e a metodologia utilizada favoreceram o processo ensino-aprendizagem, pois foi constatada a ampliação do conhecimento e do desenvolvimento do espírito crítico dos alunos acerca do tema estudado. 

Biografia do Autor

Alana Priscila Lima de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2007). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Professora da Rede Estadual de Alagoas lotada na 2ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Monica Dorigo Correia, Universidade Federal de Alagoas

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1985), Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1989) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1997). Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas, atuando principalmente nas áreas de educação ambiental, ensino de ciências, biodiversidade e ecossistemas costeiros, sendo docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, sendo ambos vinculados à Universidade Federal de Alagoas. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos