Educação matemática e a cultura da vitivinicultura: um estudo na perspectiva da Etnomatemática

Autores

  • Fernandes Grasseli univates
  • Ieda Maria Giongo UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri UNIVATES

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo examinar as regras matemáticas que emergem quando um grupo de alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de um pequeno município do Rio Grande do Sul analisa questões vinculadas à cultura da vitivinicultura e quais os sentidos atribuídos, por esses alunos, a tais regras e àquelas usualmente presentes na matemática escolar. Tendo como referencial teórico o campo da Etnomatemática, o material de pesquisa foi constituído pelo diário de campo do professor pesquisador, filmagens da prática pedagógica, entrevistas com agricultores da região, material escrito e produzido pelos alunos e observações em uma Tanoaria do Município. A investigação permitiu evidenciar que: a) as regras matemáticas que emergiram das práticas laborais dos entrevistados aludem a estimativas e a arredondamentos; b) na análise das práticas matemáticas não escolares, os alunos, durante as apresentações dos trabalhos, referiam-se a estas por meio de regras presentes na matemática escolar.

Biografia do Autor

Fernandes Grasseli, univates

é Mestre em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES de Lajeado, RS. Atua como professor de Matemática no Ensino Médio em escolas da rede pública e privada no Estado do Rio Grande do Sul. 

Ieda Maria Giongo, UNIVATES

é Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como docente no Centro Universitário UNIVATES, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Também é docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Instituição. 

Marli Teresinha Quartieri, UNIVATES

é Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como docente no Centro Universitário UNIVATES, vinculada ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Também é coordenadora do Curso de Ciências Exatas –Habilitação Integrada em Matemática, Química e Física –Licenciatura e docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Instituição. 

Downloads

Edição

Seção

Artigos