Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental

Autores

  • Leandro Duso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Regina Maria Rabello Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar resultados de um projeto integrado sobre o tema Aquecimento Global, numa escola particular de ensino médio e técnico. Nesse projeto, em continuidade ao projeto desenvolvido no ano anterior, os alunos da segunda série do ensino médio foram desafiados a analisar os impactos desse fenômeno no Brasil, num trabalho orientado por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e das disciplinas de Língua Portuguesa e Informática Básica. Houve um
acompanhamento constante e os memoriais descritivos solicitados aos alunos no final da atividade foram submetidos a uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Foi constatado o envolvimento dos alunos no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação a atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Leandro Duso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PPGECM-PUCRS). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2003), graduação em Bacharelado em Ciências
Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2005) e especialização em Formação para Educação a
Distância pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Atualmente é professor titular do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC-UCS).

Regina Maria Rabello Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Graduada em História Natural e Doutora em Educação; professora na Faculdade de Biociências e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, do qual é atualmente coordenadora, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2010-05-01

Edição

Seção

Artigos