Escolhendo gêneros audiovisuais para exibições em aulas de Ciências e Biologia: como os professores entendem a referencialidade da imagem
Resumo
As imagens são essenciais para a Ciência e os Recursos Audiovisuais são frequentemente utilizados na Educação em Ciências com o objetivo de aproximarem os estudantes dos temas e conceitos científicos. No entanto, dados da literatura sugerem que estes são utilizados de forma restrita, com função informativa principalmente, com predomínio de documentários. Por meio de questionários e entrevistas, analisamos os gêneros privilegiados para exibição por professores de Ciências e Biologia recém-formados, bem como sua compreensão sobre a relação indicial e representativa da imagem com a realidade. Nossa interpretação sugere o predomínio do modo epistêmico de uso dos recursos, além de variações na percepção da construção das obras. Aparentemente os professores percebem e se valem da relação indicial das imagens com o real, mas não acreditam que elas reproduzem o real.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.