Escolhendo gêneros audiovisuais para exibições em aulas de Ciências e Biologia: como os professores entendem a referencialidade da imagem

Autores

  • Fernanda Luise Kistler Vidal Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo

As imagens são essenciais para a Ciência e os Recursos Audiovisuais são frequentemente utilizados na Educação em Ciências com o objetivo de aproximarem os estudantes dos temas e conceitos científicos. No entanto, dados da literatura sugerem que estes são utilizados de forma restrita, com função informativa principalmente, com predomínio de documentários. Por meio de questionários e entrevistas, analisamos os gêneros privilegiados para exibição por professores de Ciências e Biologia recém-formados, bem como sua compreensão sobre a relação indicial e representativa da imagem com a realidade. Nossa interpretação sugere o predomínio do modo epistêmico de uso dos recursos, além de variações na percepção da construção das obras. Aparentemente os professores percebem e se valem da relação indicial das imagens com o real, mas não acreditam que elas reproduzem o real.

Biografia do Autor

Fernanda Luise Kistler Vidal, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), atuando como professora de Ciências do Ensino Fundamental, de Biologia no Ensino Médio e tutora presencial de Biologia do Ensino Superior (EAD - Consórcio CEDERJ). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES / UFRJ (2010), com a pesquisa entitulada "Recursos audiovisuais e a prática docente de professores de ciências formados pela
UFRJ", pelo Laboratório de Vídeo Educativo.

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro (2005). Foi professor auxiliar do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá. Atualmente é Professor Adjunto do NUTES-UFRJ.

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Publicado

2010-11-01

Edição

Seção

Artigos