Os Estilos de Aprendizagem no Ensino Médio a partir do Novo ILS e a Sua Influência na Disciplina de Matemática

Autores

  • Elton José Pereira Instituto Federal de Minas Gerais
  • Niltom Vieira Junior Instituto Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre os estilos de aprendizagem dos alunos do ensino médio de algumas escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais, com o objetivo de identificar e categorizar o perfil de aprendizagem dominante entre os alunos desse nível de ensino. Baseou-se no modelo de estilos de aprendizagem de Felder e Silverman (1988), cuja proposta teórica define 16 diferentes perfis comportamentais, para buscar identificar estilos de aprendizagem dos alunos. Aplicou-se o inventário N-ILS (New Index of Learning Styles), cuja construção e validação fatorial é apresentada por Vieira Junior (2012), em uma amostra composta de 556 alunos das três séries do ensino médio. Após realizar análise dos dados, pode-se verificar que os alunos com melhor desempenho na disciplina de matemática possuem características mais próximas as de seus professores e isso pode ter influenciado a aprendizagem desses discentes. Além disso, observou-se que os estudantes do Ensino Médio, em geral, apresentam o seguinte estilo de aprendizagem: sensoriais, visuais, ativos e sequenciais.

Biografia do Autor

Elton José Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre e licenciado em matemática. Professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. 

Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor e bacharel em engenharia elétrica, licenciado em matemática. Professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Formiga. 

Downloads

Publicado

2013-11-06

Edição

Seção

Artigos