Tutoria na Formação de Professores Para o Tema dos Movimentos da Lua

Autores

  • Paulo Sergio Bretones Universidade Federal da São Carlos
  • Maurício Compiani Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho enfoca modelos de tutoria direcionados para os participantes de um curso de Astronomia para professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, levando-se em conta o referencial teórico do professor reflexivo e a racionalidade prática. O curso teve 46 horas e mais cinco reuniões posteriores. Os dados foram obtidos por meio de avaliações, entrevistas, relatos dos participantes, registros de aulas e reuniões. São analisados particularmente os movimentos ocorridos nas cinco reuniões que ocorreram após ocurso. Os resultados mostram ações de tutoria, por parte do professor-pesquisador, desencadeadas por perguntas dos participantes sobre as fases da Lua. Discute-se a diferença entre um conteúdo trabalhado de duas formas: na abordagem teórica da racionalidade técnica, utilizada durante o curso, e na abordagem da racionalidade prática, por meio de tutoria, ocorrida durante as reuniões. Verifica-se que o modelo de tutoria utilizado nas reuniões foi o chamado “siga-me”. Também se evidencia a importância do tutor na formação de professores, particularmente para o conteúdo aqui abordado. 

Biografia do Autor

Paulo Sergio Bretones, Universidade Federal da São Carlos

possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1991), mestrado em Geociências (1999) e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra pela UNICAMP (2006) em temas relacionados à Educação em Astronomia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É coeditor da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), coordenador da Seção de Ensino e Divulgação da Liga Iberoamericana de Astronomia (LIADA) e autor de livros paradidáticos de Astronomia. Desenvolve pesquisas e atividades na área de Educação em Astronomia e Química e na formação de professores. 

Maurício Compiani, Universidade Estadual de Campinas

possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (2003), e é Professor Titular (2010) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental e médio, ensino de geociências, estudos críticos do lugar-ambiente, abordagem sócio-histórica, formação continuada de professores e interdisciplinaridade. Foi coordenador de graduação do Instituto de Geociências de 2005 a 2007, do Programa de Pós-graduação em Ensino e História de Ciências da Terra de 2007 a 2010, e dos projetos Fapesp Ensino Público 2006/1558-1 e Petrobras Ambiental sobre o tema conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em microbacia urbana de 2007 a 2010. Desde 2004 é líder do Grupo de Pesquisa de Educação Aplicada às Geociências. 

Downloads

Publicado

2014-05-16

Edição

Seção

Artigos