Tutoria na Formação de Professores Para o Tema dos Movimentos da Lua
Resumo
Este trabalho enfoca modelos de tutoria direcionados para os participantes de um curso de Astronomia para professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, levando-se em conta o referencial teórico do professor reflexivo e a racionalidade prática. O curso teve 46 horas e mais cinco reuniões posteriores. Os dados foram obtidos por meio de avaliações, entrevistas, relatos dos participantes, registros de aulas e reuniões. São analisados particularmente os movimentos ocorridos nas cinco reuniões que ocorreram após ocurso. Os resultados mostram ações de tutoria, por parte do professor-pesquisador, desencadeadas por perguntas dos participantes sobre as fases da Lua. Discute-se a diferença entre um conteúdo trabalhado de duas formas: na abordagem teórica da racionalidade técnica, utilizada durante o curso, e na abordagem da racionalidade prática, por meio de tutoria, ocorrida durante as reuniões. Verifica-se que o modelo de tutoria utilizado nas reuniões foi o chamado “siga-me”. Também se evidencia a importância do tutor na formação de professores, particularmente para o conteúdo aqui abordado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
