A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
Resumo
Considerando resultados de estudos realizados sobre a leitura de divulgação científica (DC) no ensino básico de física/ciências e tomando como apoio teórico-metodológico noções da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Pêcheux, procuramos responder duas questões: como se dá o funcionamento de um texto de DC que consideramos com alto grau de dificuldade se ele for trabalhado sem modificações? E: o possível interesse dos estudantes pela leitura de textos de DC se deve mais ao tema discutido no texto ou ao tipo de linguagem com que foi produzido? As análises de informações coletadas junto a estudantes do Ensino Médio após o desenvolvimento de uma atividade de leitura de DC sugerem, entre outras coisas, que encontrar muitas dificuldades na interpretação de um texto pode desencorajá-los pelo estudo de um tema que lhes interessava e que mesmo textos de DC podem ser pouco acessíveis a alunos desse nível de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.