O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS

Autores

  • Adriana Marques De Oliveira Universidade Estadual Paulista
  • Marina Celina Piazza Recena Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Neste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou as contribuições de um processo adaptado da Investigação Temática, para a indicação de um conteúdo programático sobre o tema Plásticos, visando o ensino de polímeros no ensino médio, a fim de contemplar uma abordagem CTS em sala de aula. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Dourados-MS. Foi possível o desenvolvimento do trabalho e a indicação de um conteúdo programático para abordagem dos temas sociais: Mídia e Consumismo, Meio Ambiente e Políticas Públicas relacionando-os com situações de contradição vividas pelos estudantes e evidenciando relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade a serem abordadas no desenvolvimento em sala de aula. A adaptação da Investigação Temática desenvolvida permite considerar a possibilidade de desenvolvimento de um ensino balizado pelos pressupostos da concepção dialógica de educação no ensino formal. 

Biografia do Autor

Adriana Marques De Oliveira, Universidade Estadual Paulista

possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Mestrado em Ensino de Ciências, na Área de Ensino de Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é doutoranda do Programa Educação para Ciência, da Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru. Trabalhou como docente convocada na educação básica e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Sua linha de interesse envolve as interações Ciência –Tecnologia –Sociedade e sua articulação com a perspectiva freireana. 

Marina Celina Piazza Recena, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

possui Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Mestre em Educação/Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília(2005). É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando na área de Ensino de Química nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em Ensino de Ciências. Seus interesses de pesquisa envolvem a formação de professores e a construção de conhecimentos em sala de aula. 

Downloads

Publicado

2014-05-14

Edição

Seção

Artigos