O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
Resumo
Neste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou as contribuições de um processo adaptado da Investigação Temática, para a indicação de um conteúdo programático sobre o tema Plásticos, visando o ensino de polímeros no ensino médio, a fim de contemplar uma abordagem CTS em sala de aula. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Dourados-MS. Foi possível o desenvolvimento do trabalho e a indicação de um conteúdo programático para abordagem dos temas sociais: Mídia e Consumismo, Meio Ambiente e Políticas Públicas relacionando-os com situações de contradição vividas pelos estudantes e evidenciando relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade a serem abordadas no desenvolvimento em sala de aula. A adaptação da Investigação Temática desenvolvida permite considerar a possibilidade de desenvolvimento de um ensino balizado pelos pressupostos da concepção dialógica de educação no ensino formal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
