Clube de Ciências: condições de produção da pesquisa em educação científica no Brasil
Resumo
Dentre os espaços de educação cientifica que a escola pode mobilizar destacamos os Clubes de Ciências. Objetivamos caracterizar as condições de produção científica brasileira em Ensino de Ciências sobre Clubes de Ciências. Para tal, foi realizado um estado da arte como procedimento metodológico. Foram selecionadas as seguintes fontes: Periódicos científicos na área de ensino de Ciências; Portais de periódicos; Atas dos ENPECs e Banco de Teses e Dissertações. As 40 pesquisas identificadas foram analisadas com um roteiro de observação. Os dados coletados foram organizados, considerando: a distribuição cronológica e a origem das pesquisas; as modalidades de investigação; os participantes investigados; os autores mais citados; os autores pesquisadores, as áreas da Ciência e os objetivos das pesquisas sobre Clube de Ciências. Concluímos que embora não exista uma organização de um coletivo de pesquisadores, existe uma expressiva produção acadêmica sobre Clubes de Ciências, com contribuições para a Educação Científica no Brasil.
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Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY