Clube de Ciências: condições de produção da pesquisa em educação científica no Brasil

Autores

  • Grazieli de Prá Universidade Regional de Blumenau
  • Daniela Tomio Universidade Regional de Blumenau

Resumo

Dentre os espaços de educação cientifica que a escola pode mobilizar destacamos os Clubes de Ciências. Objetivamos caracterizar as condições de produção científica brasileira em Ensino de Ciências sobre Clubes de Ciências. Para tal, foi realizado um estado da arte como procedimento metodológico. Foram selecionadas as seguintes fontes: Periódicos científicos na área de ensino de Ciências; Portais de periódicos; Atas dos ENPECs e Banco de Teses e Dissertações. As 40 pesquisas identificadas foram analisadas com um roteiro de observação. Os dados coletados foram organizados, considerando: a distribuição cronológica e a origem das pesquisas; as modalidades de investigação; os participantes investigados; os autores mais citados; os autores pesquisadores, as áreas da Ciência e os objetivos das pesquisas sobre Clube de Ciências. Concluímos que embora não exista uma organização de um coletivo de pesquisadores, existe uma expressiva produção acadêmica sobre Clubes de Ciências, com contribuições para a Educação Científica no Brasil. 

Biografia do Autor

Grazieli de Prá, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UniversidadeRegional de Blumenau (FURB). Aluna de pós-graduação em nível de Especialização em Ensino de Ciências. Atua como professora nos anos finais e médio, na cidadede Massaranduba, em escolas da rede pública de Santa Catarina. 

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestre em Educação (PPGE/FURB) e Doutora em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Professora em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Regional de Blumenau. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática/FURB. Coordenadora do Subprojeto PIBID FURB/CAPES - Biologia/Clubes de Ciências. Atua na formação inicial e continuada de professores, especialmente nas áreas de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Organização curricular nos espaços e tempos da Escola.

Downloads

Publicado

2014-05-09

Edição

Seção

Artigos