Reformulações curriculares do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: influências, contextos e práticas
Resumen
Neste trabalho visamos analisar as relações da dinâmica curricular, institucional e organizacional do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, para verificar a adequação da atual proposta curricular ao conjunto de princípios determinados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dados foram trabalhados a partir de uma estrutura analítica integrada à luz das contribuições de Goodson (1997),Moreira (2005) e Apple (2006). Para tanto, realizamos a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, um breve estudo histórico dos movimentos curriculares do Curso e das súmulas das disciplinas e aplicamos questionários com os docentes e licenciandos. Os resultados apontam que a atual matriz curricular manteve uma organização disciplinar, priorizando o trabalho dos conhecimentos acadêmicos, frente os demais que compõem o conhecimento profissional do docente de Química. Diante dos dados apurados, entendemos que as configurações curriculares analisadas expressaram relações diretas com a dinâmica organizacional e institucional que subjazem suas construções.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
