Reformulações curriculares do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: influências, contextos e práticas

Autores/as

  • Camila Greff Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Claudio del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

Neste trabalho visamos analisar as relações da dinâmica curricular, institucional e organizacional do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, para verificar a adequação da atual proposta curricular ao conjunto de princípios determinados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dados foram trabalhados a partir de uma estrutura analítica integrada à luz das contribuições de Goodson (1997),Moreira (2005) e Apple (2006). Para tanto, realizamos a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, um breve estudo histórico dos movimentos curriculares do Curso e das súmulas das disciplinas e aplicamos questionários com os docentes e licenciandos. Os resultados apontam que a atual matriz curricular manteve uma organização disciplinar, priorizando o trabalho dos conhecimentos acadêmicos, frente os demais que compõem o conhecimento profissional do docente de Química. Diante dos dados apurados, entendemos que as configurações curriculares analisadas expressaram relações diretas com a dinâmica organizacional e institucional que subjazem suas construções. 

Biografía del autor/a

Camila Greff Passos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

atualmente é Professora Adjunta, no Instituto de Química, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Coordenadora do Subprojeto PIBID/Química da mesma Instituição. Possui Licenciatura em Química pela Universidade Luterana do Brasil (2004), mestrado em Físico-Química de Materiais (2008) e Doutorado em Educação Química (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora da educação básica por 6 anos, e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: ensino e aprendizagem de Química, reformas curriculares, resolução de situações problema e desenvolvimento profissional docente. 

José Claudio del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

possui graduação em LICENCIATURA EM QUÍMICA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975), especialização em QUÌMICA pela Universidade de Passo fundo (1978), especialização em ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), doutorado em Engenharia de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência acadêmica na área de Educação, com ênfase em Educação Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de química, material didático, currículo de química e informática educativa. 

Publicado

2014-05-06

Número

Sección

Artigos