O enfoque CTS e as concepções de tecnologia de alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n2p121Resumo
Neste artigo analisamos as concepções de tecnologia apresentadas por alunos do Ensino Médio durante uma intervenção didático-pedagógica com Enfoque CTS em uma escola da rede pública de ensino da região metropolitana de Curitiba-PR. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e com observação participante. Os dados constituídos foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007). A análise dos dados indica que os estudantes apresentam diferentes visões sobre o que vem a ser a tecnologia e o modo como ela influencia e é influenciada pelo contexto sociocultural em que se insere. Além disso, observou-se maior participação dos alunos durante as aulas, evidenciando o interesse que o assunto desperta nos estudantes nessa modalidade de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY