Estratégias de comunicação dos resultados de pesquisas clínicas: a visão dos voluntários de ensaios clínicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2015v8n3p27Resumo
Com o objetivo de identificar e descrever estratégias de comunicação dos resultados de uma pesquisa clínica desenvolvida no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI)/Fundação Oswaldo Cruz, o presente artigo contempla questões fundamentais para se refletir sobre novos e diferentes paradigmas de produção compartilhada de conhecimento e o acesso à informação como um direito do cidadão. Assim alguns questionamentos nortearam o desenvolvimento deste trabalho no âmbito da divulgação e acesso aos resultados das pesquisas clínicas realizadas no INI. Optou-se pela metodologia qualitativa, utilizando a técnica do Grupo Focal. Diante dos resultados encontrados, destaca-se o interesse dos voluntários em compartilhar informações, e a necessidade de investimento na elaboração de material impresso, como estratégia de envolvimento e de inserção no contexto da pesquisa clínica. Acredita-se que trabalhos desta natureza contribuam para promoção da saúde através de ações coletivas, com o propósito de transformar os cidadãos em participantes ativos das decisões da vida social.
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